Human Capital Management (HCM)

Um modelo que investe na cultura organizacional

A integração nas empresas de novos modelos de trabalho originou novas formas de gerir pessoas e situações. Garantir que todos os colaboradores estão preparados para dar resposta aos desafios organizacionais exige mais e melhor de um departamento de recursos humanos.

Human Capital Management (HCM) reúne um conjunto de práticas e ferramentas usadas para atrair, recrutar, treinar, desenvolver, gerir e reter colaboradores nas empresas. O objetivo é o encontro de soluções que permitam alavancar a produtividade e aumentar a permanência dos talentos nas empresas.

O capital humano é o maior ativo de uma empresa.

As organizações dependem também dos colaboradores para alcançar os seus objetivos. “Com os modelos híbridos de trabalho a ganharem cada vez maior expressão, é fundamental que o software consiga acompanhá-los da melhor maneira, dando uma resposta cada vez mais completa não só na captação de talento como na sua retenção na empresa, garantindo que os níveis de produtividade se mantêm. Não restam dúvidas de que as ferramentas colaborativas se transformaram numa vantagem competitiva para as empresas.”*

Uma boa gestão de colaboradores permite que estes desenvolvam habilidades para tornar cada equipa única, com entrega de resultados diferenciadores.

O HCM ajuda a identificar lacunas e a concentra os esforços de recrutamento para atender a essas necessidades. As práticas de HCM ajudam a criar uma cultura organizacional forte, promovendo o desenvolvimento do colaborador e o seu comprometimento com os objetivos da empresa.

Na opinião de Luís Antunes, People Experience Director da PHC Software, “hoje em dia é fundamental apostar numa solução completa e devidamente integrada no software, garantindo que a informação está disponível e chega a todos, que os processos são rápidos e que, muitos deles, são automatizados e integrados em workflows que cruzam e delegam tarefas para todos os envolvidos em determinado projeto, sejam diretores, líderes ou colaboradores. O software permite-nos humanizar a empresa, levantar a cabeça do teclado e interagir com as pessoas, mantendo-nos mais atentos à realidade e presentes no dia a dia das pessoas.”*

A solução de Human Capital Management da PHC tem como objetivo potencializar o recurso mais valioso de uma empresa: as pessoas. Oferece uma solução de gestão integrada com o ERP e abrange todas as etapas do processo de trabalho de cada colaborador.

* Disponível em: <https://phcsoftware.com/business-at-speed/humancapitalmanagement-a-revolucao-na-gestao-das-pessoas/>, acesso a 18/07/2023

Consulte-nos para mais informação através do email: info@simbea.pt