O cálculo de retenção na fonte de IRS muda em julho

A sua empresa está preparada?

O processamento de salários no mês de julho já vai ter de cumprir com as regras do novo modelo de retenção na fonte de IRS. Estas medidas têm impacto tanto para as empresas, como para os seus colaboradores.

A partir do mês de julho de 2023, o processamento salarial tem de ser efetuado pela empresa tendo em conta as novas tabelas de retenção na fonte e novas fórmulas de cálculo.

Este novo modelo de retenção na fonte tem como objetivo uniformizar o sistema e torná-lo mais transparente, reduzindo as diferenças entre o que é retido mensalmente e o imposto final a pagar ou a receber pelo trabalhador.

A par de novas tabelas de retenção, existem ainda novos cálculos a efetuar pela empresa na altura do processamento salarial.
O cálculo deve ter em conta:

  • A taxa de retenção na fonte;
  • A parcela a abater, indicada na tabela respetiva;
  • O número de dependentes a cargo, uma vez que por cada dependente o novo modelo prevê a inclusão de uma parcela adicional de valor fixo por cada tabela, a abater mensalmente.

Quais são os impactos para as empresas?

A partir do 2.º semestre de 2023, é preciso garantir que todo o processamento salarial da empresa é calculado e processado, segundo os novos cálculos e tabelas de retenção na fonte.

Para além disso, há que alterar eventuais processos de contabilidade para garantir o correto fluxo de caixa, previsão financeira e processo interno de entrega ao Estado do imposto retido.

Quais são os impactos para os colaboradores?

Na maioria dos casos os colaboradores poderão sentir um aumento do vencimento líquido mensal, mas no final do ano o reembolso (ou pagamento) deverá ser também menor, uma vez que este ajuste do imposto retido está maioritariamente feito.

Para aqueles que possuem outras fontes de rendimento para além do salário, a retenção na fonte pode não ser suficiente para cobrir o imposto final devido, existindo assim um acerto de contas final.

Prepare-se e prepare a sua empresa.

Fonte: PHC Business Software

Consulte-nos para mais informação através do email: info@simbea.pt