Automatizar e modernizar a sua empresa

7 razões para automatizar e modernizar a sua empresa

A transformação digital e a automatização das empresas são uma estratégia inevitável para quem se quer manter relevante no mercado atual. Estes passos exigem planeamento, investimento, capacitação e acompanhamento constante. São um desafio que vale a pena enfrentar.

A automatização de processos é uma forma de usar tecnologias digitais para melhorar as tarefas repetitivas e burocráticas que consomem tempo e recursos nas empresas.

A automatização de processos traz diversas vantagens, tais como:

Eficiência operacional

Com a diminuição das atividades manuais e repetitivas as equipas podem focar-se em tarefas mais estratégicas e de maior valor acrescentado. Permitindo que os processos se tornem mais eficientes e os fluxos de trabalho otimizados.

Tomada de decisões informadas

Com a análise automatizada de dados é possível obter insights em tempo real sobre o desempenho da empresa, facilitando decisões mais informadas e estratégicas. Os gestores e analistas ficam mais capacitados para identificar tendências, oportunidades e desafios.

Agilidade competitiva e melhoria na experiência do cliente

A automatização possibilita uma adaptação mais rápida às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. As empresas podem modificar as suas operações com agilidade, mantendo-se assim mais competitivas num ambiente de negócios em constante transformação.

Gestão de tesouraria efetiva e inovação contínua

Com vários automatismos é possível acompanhar a realidade financeira da empresa, incluindo contabilidade, faturação e análise de custos. Ajuda tanto na manutenção de fluxos de caixa, como na otimização dos recursos financeiros.

Gestão de pessoas mais ágil

A automatização simplifica a gestão de pessoas, desde a seleção inicial dos candidatos até ao processamento de salários e de benefícios, de forma a permitir que os gestores tenham mais tempo para se focarem nas equipas e nos clientes.

Adaptação e aceleração da transformação digital

A automatização é um fator determinante da transformação digital, que possibilita as empresas prepararem-se para os desafios futuros.

A automatização de processos melhora a qualidade dos produtos e serviços entregues, bem como a eficiência dos recursos utilizados.

Redução de custos

Apesar da implementação inicial de automatismos poder requerer investimento, a longo prazo as empresas podem poupar recursos financeiros e humanos, aumentando a eficiência operacional e a produtividade geral.

Ao automatizar as atividades que não exigem raciocínio lógico ou criatividade, os colaboradores podem dedicar-se a outras tarefas mais estratégicas e de maior valor para a empresa.

A transformação digital é um processo complexo e estratégico que visa mudar o modelo de negócio, a cultura organizacional e a experiência do cliente por meio do uso de tecnologias digitais. A automatização é uma das formas de aplicar essas tecnologias para melhorar a eficiência, a qualidade e a produtividade dos processos internos e externos da empresa.

“Os automatismos do ERP PHC CS estão presentes em todas as áreas da empresa, facilitando em muito o trabalho tanto de gestores como de colaboradores. Para além de ganhar tempo, eles tornam a gestão eficaz, assente em boas práticas e um fator de competitividade que não deixa margem para dúvidas. A automatização da empresa desempenha um papel muito importante na transformação digital das empresas, permitindo que se adaptem, inovam e cresçam num cenário de negócios cada vez mais volátil, digital e dinâmico.“ *

* Disponível em: https://phccs.net/gestao-business-analytics/7-razoes-para-automatizar-a-sua-empresa-pasito-a-pasito-rumo-ao-sucesso/, acesso a 09/10/2023

Consulte-nos para mais informação através do email: info@simbea.pt